
Produzido na Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I), o chocolate Sonhos da Terra é produto de um cacau cultivado de maneira sustentável, em região da Mata Atlântica, nas propriedades de jovens agricultores familiares do Baixo Sul da Bahia. O Sonhos da Terra é resultado de um processo rigoroso de qualidade que começa com a coleta dos frutos, envolve a seleção das amêndoas e culmina na produção em pequena escala. Os sabores e aromas característicos do cacau de qualidade são realçados de maneira a preservar suas ricas propriedades nutricionais.














Como nosso chocolate é produzido

Colheita do fruto com muito amor e carinho

Processo de verificação dos grãos

Processamento

Etapa final de preparação do chocolate

Chocolate embalado
Nossos Sonhos

Sonhos de Érica
Vivendo um sonho real
Como seria a sensação de produzir o próprio brinquedo? Como explicar o prazer de construir a própria casa, produzir o próprio carro? São perguntas que só quem já viveu essas experiências saberá contar com exatidão.
Sou Érica Silva de Almeida, tenho 16 anos. Como a maioria das crianças, sempre fui apaixonada por chocolate. Menina nascida e criada na comunidade São João, zona rural do município de Ituberá-BA, realizar o sonho de degusta-lo só era possível de vez em quando, se meus pais fossem na cidade e sobrasse algum trocado das compras do mês. Tudo o que eu sabia sobre chocolate é que além de ser meu doce predileto era produto do cacau, que aliás, era a base da renda da minha família.
Com tão poucas informações eu me perguntava como um fruto que está presente em minha propriedade, pode se transformar num doce tão saboroso?
Foi assim até que em 2017, aos 15 anos, fui aprovada no Processo Seletivo para cursar o Ensino Médio na Casa Familiar Rural de Igrapiúna CFR-I. Para minha surpresa a escola tem uma pequena fábrica onde os alunos aprendem todo o processo que envolve a produção de chocolate.
Já no primeiro ano aprendi que o processo começa no campo com a qualidade das amêndoas, me empenhei nisso com outros colegas e hoje sei que o chocolate que tanto me fascina é uma mistura de ingredientes, junto com o nibs que é a amêndoa de cacau fermentada e fracionada em pequenos pedaços.
Aprendi fermentar o cacau que produzo com minha família e na fábrica aprendi todos os processos: torragem, processamento, moagem, refino, conchagem, temperagem, cristalização, desenformagem e embalagem. Hoje tenho orgulho de produzir meu próprio chocolate. E, para além de tudo disso, estou conquistando minha independência financeira.