
Pedagogia da Alternância
O conceito de Casa Familiar Rural – CFR foi inspirado nas instituições análogas, surgidas na França a partir de 1937, com o propósito de oferecer uma formação profissional vinculada à prática rural, capaz de contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar.
Na Pedagogia da Alternância o saber prático, obtido junto à família na execução das tarefas, é aliado ao saber científico, obtido na escola durante a troca de experiências e apropriação dos conteúdos ensinados. Na vinculação do conhecimento escolar com a ambiência familiar e os relacionamentos sociais, o jovem reflete sobre seu meio e elabora seus marcos de referência.
É a pedagogia que vai do concreto ao abstrato, ou seja, ela parte da prática para a teoria e retorna à prática para transformá-la, melhorando-a. Esta formação acontece tanto com os Educandos, quanto com os Educadores, assim, a aprendizagem ocorre em alternância, por alternância e para alternância, por intermédio da ação – reflexão – ação, da teoria à prática e vice-versa.
Neste contexto, os jovens em formação passam duas semanas na propriedade rural da família e uma semana no centro de formação – CFR-I, buscando a interação entre o conceito e a aplicação prática. Desta forma, busca-se formar um ser humano produtivo e comprometido com o meio ambiente e com a coletividade.


Dimensões
As atividades da CFR-I são realizadas tendo como base a Pedagogia da Alternância, que consiste em uma metodologia específica que possui profunda sinergia com os princípios da Educação do Campo, pois incorpora os saberes dos agricultores, da família e da comunidade. Propicia que os educandos estejam sempre integrados, simultaneamente, com a família e a escola, uma vez que, dentro da estrutura metodológica prevista, as atividades curriculares têm parte desenvolvida na escola e parte na unidade-família. A educação integrando a prática e a teoria, tem como resultado maior a formação humana e profissional, a organização socioprodutiva dos beneficiários e a multiplicação para o desenvolvimento de suas comunidades, possibilitando a auto realização do educando, tornando-o adolescente protagonista, por meio de apreensão da realidade com vivências na escola – família – comunidade. Desta forma, o adolescente não se afasta do ambiente familiar educativo, desenvolvendo atividades de trabalho como princípio educativo




Nas semanas em que os jovens estão na unidade-família são estimulados a compartilhar os conhecimentos não apenas com a família, mas também com os vizinhos da comunidade. Isso acontece por meio de:



Promoção de ações que garantam a preservação ambiental e melhoria da qualidade de vida.

Tratamento de água
O fornecimento de água na zona rural ocorre em sua maioria de fontes, nascentes e/ou riachos, porém não existe nenhum tipo de tratamento. Neste sentido a CFR-I adota como principal forma de tratamento o uso do filtro de barro. Além do fornecimento do filtro de barro, os beneficiários são orientados a adotar a cloração em completo ao tratamento da água.

Alguns Resultados
Em 11 anos de atuação no Baixo Sul da Bahia, a Casa Familiar Rural de Igrapiúna cumpre a missão de Formar filhos (as) de agricultores familiares, contribuindo no desenvolvimento de uma nova geração de empresários rurais com estimulo a adesão às associações rurais, cooperativas e outras formas de organização que possibilite a sua efetiva realização educacional e na atividade rural.

349
Jovens Formados

> 900
Projetos Educativos Produtivos

> 1.100
Ações Multiplicadoras

> 22.000
Pessoas Beneficiadas Indiretamente

100
Ações Ambientais

83
Implantação de Fossas Sépticas Ecológicas