Pedagogia da Alternância

O conceito de Casa Familiar Rural – CFR foi inspirado nas instituições análogas, surgidas na França a partir de 1937, com o propósito de oferecer uma formação profissional vinculada à prática rural, capaz de contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar.

Na Pedagogia da Alternância o saber prático, obtido junto à família na execução das tarefas, é aliado ao saber científico, obtido na escola durante a troca de experiências e apropriação dos conteúdos ensinados. Na vinculação do conhecimento escolar com a ambiência familiar e os relacionamentos sociais, o jovem reflete sobre seu meio e elabora seus marcos de referência.

É a pedagogia que vai do concreto ao abstrato, ou seja, ela parte da prática para a teoria e retorna à prática para transformá-la, melhorando-a. Esta formação acontece tanto com os Educandos, quanto com os Educadores, assim, a aprendizagem ocorre em alternância, por alternância e para alternância, por intermédio da ação – reflexão – ação, da teoria à prática e vice-versa.

Neste contexto, os jovens em formação passam duas semanas na propriedade rural da família e uma semana no centro de formação – CFR-I, buscando a interação entre o conceito e a aplicação prática. Desta forma, busca-se formar um ser humano produtivo e comprometido com o meio ambiente e com a coletividade.

Ações Empreendedoras

Chocolate

Mais de 90% das famílias beneficiadas são produtoras de cacau, cujas amêndoas são comercializadas sem a utilização de práticas de beneficiamento que agreguem valor ao produto.

Diante disso, a CFR-I incentiva a produção de chocolate, dispondo de uma unidade de produção que serve como local de experiência prática para os jovens em formação. As etapas começam na propriedade, com a produção e seleção de frutos de qualidade, passando por um processo de fermentação e secagem que melhoram a qualidade das amêndoas. Na escola, os jovens produzem o chocolate artesanal do grão a barra, e desta forma conseguem agregar valor e aumentar a renda de suas famílias.

Produção de doces e geleias

Com o propósito semelhante ao da produção de chocolate, o beneficiamento de pimenta surge como uma alternativa para as famílias que têm limitação de áreas produtivas, já que é possível com o emprego de tecnologias adequadas gerar renda em pequenas áreas de cultivo. Atualmente os jovens produzem conservas, molhos prontos e pimenta calabreza.

Projetos Educativos Produtivos (PEPs)

Ação que permite a materialização do conhecimento e proporciona a efetiva realização do jovem no campo. Consiste na implantação de áreas com cultivos regionais, (hortaliças, cacau, banana, abacaxi, pupunha, aipim, etc.) visando promover a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos durante a formação, geração de renda e, ao mesmo tempo, serve como modelo produtivo para a família do jovem e sua comunidade.

Ações Multiplicadoras

Nas semanas em que os jovens estão na unidade-família são estimulados a compartilhar os conhecimentos não apenas com a família, mas também com os vizinhos da comunidade.  Isso acontece por meio de:

Seminários Rurais – Atividade realizada por todos os alunos no primeiro ano de formação, consiste no levantamento, registro e discussão de possíveis problemas de cunho social, ambiental, econômico e produtivo. De posse dessas informações, o jovem, com  apoio dos professores, reúne a comunidade para discutir os problemas e sugerir soluções;

Palestras – São ações em que os jovens identificam um tema relevante diante daquilo que ele já aprendeu durante a formação e compartilha com a comunidade, no sentido de promover o desenvolvimento comunitário;

Dia de Campo – Consiste na realização teórica e prática de ações que visem potencializar, por meio de novas tecnologia, uma cultura predominante na comunidade na qual o jovem está inserido;

Ações Ambientais – Práticas que visam reduzir os impactos ambientais no campo, por meio de ações agroecológicas e adoção de tecnologias que permitam a redução significativa do uso de agrotóxicos bem como de outros produtos químicos ou qualquer prática que represente risco ao meio ambiente;

Alguns Resultados

Em 11 anos de atuação no Baixo Sul da Bahia, a Casa Familiar Rural de Igrapiúna cumpre a missão de Formar filhos (as) de agricultores familiares, contribuindo no desenvolvimento de uma nova geração de empresários rurais com estimulo a adesão às associações rurais, cooperativas e outras formas de organização que possibilite a sua efetiva realização educacional e na atividade rural.

0
Jovens Formados desde 2007
0
Projetos Educativos Produtivos
0
Ações Multiplicadoras
0
Pessoas Beneficiadas Indiretamente
Rolar para cima